Minha Primeira Tatuagem (Por Ricardo Calixto)

Me chamo Ricardo Calixto, atualmente possuo 19 anos e, estou cursando Licenciatura de História na Universidade do Oeste Paulista – Unoeste. Me apaixonei por tatuagens com 15 anos, quando minha irmã fez sua primeira. Sempre fui fã do estilo old e new school, nos dias atuais curto todos os estilos, entretanto nem todos tem a coragem de tatuar o meu corpo, tanto pelo estilo pessoal escolhido por mim como pela tonalidade de cores que minha pele não aceita por ser parda.

Passei um tempo só pensando no que tatuar, pois na época ainda era menor de idade, mas já tinha conhecimento que o que eu iria fazer era algo que ficaria no meu corpo para sempre. Meus pais, como acho que a maioria, sempre vão ser contra, já que ainda existe preconceito e ideias negativas impostas pela sociedade para pessoas tatuadas, como: marginal, bandido, traficante e entre outras.

Fiquei enchendo a cabeça da minha mãe para autorizar,  pois na época possuía 17 anos. Por parte do meu pai estava aceito, porém minha mãe não, até que um dia ela disse: “Desde que você pague, eu autorizo”. Um mês depois estava com o dinheiro e ela realmente cumpriu com sua palavra.

Creio e sinto que essa primeira tatuagem é a que mais me orgulho de ter. Na época em que decidi o que tatuar, estava passando por um momento tenso e complicado da minha vida. Não sabia se o que estava fazendo era o certo e se era o que realmente queria, ou se era algo que os outros mandavam fazer.  Eu estava faltando muito na escola e já estava prestes a estourar os limites de faltas. Cheguei ao ponto de pensar em tirar minha própria vida, na minha mente isso seria melhor, porque essa dúvida que ficava atormentando minha cabeça iria acabar. O que me fez superar isso até hoje não sei bem explicar, mas foi o motivo que eu precisava para ter escolhido o cervo como minha 1ª tatuagem. Atualmente possuo 5, sendo que já tenho outras agendadas.

O cervo possui vários significados, tanto bons quanto ruins. Eu, particularmente, gosto do significado dos nativos da América do Norte. Para eles os cervos representam: símbolos das árvores da vida, dos raios de sol, da longevidade, do renascer. Através de algumas pesquisas que eu realizei sobre a época medieval descobri que alguns reinos só aceitavam um novo rei caso ele conseguisse caçar e matar um cervo e trazer sua cabeça, tornando-o digno de governar. Outras características do cervo também são nobreza, a fidelidade, a piedade, a devoção e a inocência.

Creio que essa tatuagem foi um ponto de mudança na minha vida, aonde eu renasci.

cervo

Mas vamos direto ao ponto, o esperado dia em que eu fiz a tatuagem, lembrando que antes de fazer esse procedimento é importante estar bem hidratado e ter uma boa noite de sono. Apesar que eu mesmo não pude dormir de tanta ansiedade. O desenho foi feito na panturrilha da perna direita e foi a tatuagem que mais doeu. O tatuador era old school, gostava de traços grossos e tinha a mão pesada demais, ele começava o risco da marcação e ia até o final sem dar descanso, parecia que tinha uma faca rasgando a minha pele. Levou cerca de 1 hora e 30 minutos para a tatuagem ficar pronta, a parte de sombreamento foi normal, não senti tanta dor como na marcação. Nenhuma outra tatuagem chegou a esse ponto de dor, talvez porque escolhi outro tatuador para faze – las. Ele usou detalhes e traços finos, como é demonstrado na imagem abaixo, onde o trabalho realizado é em pontilhismo.

pontilhismo

Um conselho que dou é, não tenha dúvida do que quer tatuar e caso precise esperar, espere, quem sabe sua cabeça mude e não tenha mais a vontade de tatuar. Você vai fazer algo que ficará para o resto de sua vida, claro, se cuidar e retocá-la com o tempo. Não faça tatuagem por modismo ou impulso, até mesmo porque quando se faz uma tatuagem você deve fazer certos sacrifícios (até na alimentação) durante o período de cicatrização para não prejudicá-la por um tempo. Uma coisa muito importante que gosto de dizer para quem quer tatuar algo, não pergunte a opinião de outros, o corpo e o dinheiro é seu e o significado vai ser (ou não) único para você, não tem porque os outros darem palpite, faça e não se importe com o julgamentos dos outros.

Atualmente essas são as demais tatuagens que possuo:

 

Autor: Ricardo Calixto.

Editado por :  Annanda Ellen Gomes da Costa e Leonardo Theodoro Junior.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s