9 Dicas de como economizar morando sozinho

economia-blog

Uma das tarefas mais difíceis quando se mora sozinho é conseguir economizar dinheiro, pois no inicio nós tentamos arduamente economizar o nosso suado e sagrado dinheirinho mas logo perdemos um pouco do controle dos gastos, e ai já era! É o fim do mês e se torna um aperto só.

Porém não se preocupe pois hoje darei algumas dicas de como economizar dinheiro morando sozinho, então vamos nessa!

1 – Evite comer fora e saia menos.

Um dos hábitos que você vai criar quando se mora sozinho é de pedir comida em casa ou sair para comer, pois mesmo que você goste de cozinhar, sempre vai dar aquela preguicinha de ter que fazer comida só para uma pessoa, então tente se controlar e comer mais em casa, esteja disposto a aprender novas receitas e a se contentar com o básico, mas você pode abusar no fim de semana e fazer aquela pizza ou lanche ao invés de pedir no delivery.

2 – Pague todas as suas contas no mesmo dia.

Pague todas as contas (água, internet, energia, cartão de crédito, entre outros…) no mesmo dia que você as receber ou escolha um dia da semana para pagá-las, um dos pontos mais importantes quando se mora sozinho é quitar primeiramente todas as suas dívidas do mês.

3 – Faça uma poupança mensal e poupe o que for possível.

Após quitar todas as suas dívidas e agora com o conhecimento de quanto dinheiro você ainda tem para o fim do mês, retire uma quantia de 50 reais (isto é um exemplo porém é importante que você defina um valor para poupar todo mês) e vá guardando em uma poupança no banco ou em um porquinho mesmo, deste modo você estará fazendo uma economia e fundo de emergência ao mesmo tempo e quando precisar é só usa-lo, assim você nunca ficará sem dinheiro e não precisará passar o fim do mês no vermelho, mas só utilize esse dinheiro que está guardado quando você realmente precisar.

Outra dica é poupar o que for possível como por exemplo fazer um cofrinho de moedas que pode ser tanto para guardar dinheiro, como para pagar coisas pequenas do dia a dia como o xerox (caso você seja universitário), para comprar um pãozinho e até mesmo para ir fazer compras na feira da sua cidade (caso sua cidade não tenha feira, para ir na quitanda).

4 – Não abra e-mails de ofertas.

Nossas caixas de e-mail estão cada vez mais lotadas de “oportunidades imperdíveis” de lojas online. Se você é daquelas pessoas que não conseguem se controlar à tentação de uma boa promoção? Então, corte o mal pela raiz e não dê mais chance para ela. Não abra mais e-mails marketing e deixe de ficar olhando vitrines de lojas com promoções.

5 – Faça compras no atacado.

Não fique ligando pra marcas famosas e caras pois vale a pena comprar os produtos que você mais consome em casa em um atacado, que oferece preços bem mais convidativos que os supermercados. Só se atente para a data de validade.

6 – Tire todos os aparelhos elétricos da tomada.

É uma prática supersimples que pode ajudar, e muito, a diminuir sua conta de energia elétrica.

7 – Alimente-se bem.

Eu sei que isso pode parecer uma dica de saúde, mas comer bem também faz bem para o seu bolso. Quem mantém uma alimentação saudável e equilibrada adoece menos e, logo, gasta menos no médico, sem contar que ainda ajuda manter aquela boa forma.

8 – Não ignore pequenos gastos.

Um cafezinho depois do almoço e aquele lanchinho da tarde não fazem diferença no seu orçamento, certo? Errado! Algumas pessoas acabam ignorando os pequenos gastos do dia a dia sem perceber que, muitas vezes, eles são os principais vilões do orçamento.

9 – Aprenda a dizer não.

Quantas vezes você já prometeu ficar em casa no fim de semana, mas acabou cedendo à pressão dos amigos para sair (e gastar demais)? Seja firme quando não quiser ou não puder fazer alguma coisa. Quem for amigo de verdade irá entender.

Seguindo estas dicas é possível economizar um pouco mais e conseguir alguma reserva de dinheiro, agora é só colocar em pratica o que aprendeu aqui e com certeza você e seu bolso vão agradecer.

 

Anúncios

2 comentários em “9 Dicas de como economizar morando sozinho

  1. Annanda disse:

    Ótimo conteúdo, são passos que realmente podem fazer muita diferença se seguidos a risca. Parabéns!

    Curtir

  2. Suzana disse:

    Dicas realmente de extrema importância e necessidade, pois se colocadas em prática com certeza o resultado será sempre o êxito. Parabéns, incrível!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s